Pular para o conteúdo

A ovelha perdida

A Ovelha Perdida

Texto Base: Lucas 15:1-7 “E todos os publicanos e pecadores se chegavam a ele para o ouvir. E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores, e come com eles. E ele lhes propôs esta parábola, dizendo: Qual é o homem dentre vós que, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e vai após a perdida até que venha a achá-la? E achando-a, a põe sobre os seus ombros, jubiloso; e, chegando a casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida. Digo-vos que assim haverá maior alegria no céu por um pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.”

I. Introdução A. Contexto histórico e cultural B. Importância da parábola

II. A parábola da ovelha perdida A. A figura do pastor B. A ovelha perdida C. A busca pela ovelha D. A alegria do pastor ao encontrar a ovelha

III. O significado da parábola A. A importância de cada vida B. A compaixão e o amor do Pastor C. A necessidade do arrependimento D. A alegria no céu com o arrependimento de um pecador

IV. Aplicação A. O que podemos aprender com a parábola da ovelha perdida? B. Como podemos aplicar esses ensinamentos em nossa vida?

V. Conclusão A. Recapitulação do significado da parábola B. Desafio para colocar em prática os ensinamentos da parábola C. Convite para aceitar o amor e a compaixão do Pastor que busca e salva o perdido.

Referências Bíblicas:

  • Lucas 15:1-7
  • Ezequiel 34:11-12
  • Mateus 18:12-14

Bibliografia: Spurgeon, Charles H. Milagres e Parábolas do Nosso Senhor. São Paulo: Publicações Evangélicas Selecionadas, 1995.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *