Texto Bíblico Base: Marcos 5:21-24, 35-43
“21 Quando Jesus novamente atravessou de barco para o outro lado, uma grande multidão se reuniu ao seu redor, e ele estava à beira-mar. 22 Então chegou um dos líderes da sinagoga, chamado Jairo. Quando viu Jesus, prostrou-se aos seus pés 23 e suplicou-lhe insistentemente: “Minha filhinha está à beira da morte. Vem e impõe as mãos sobre ela, para que seja curada e viva”. 24 Jesus foi com ele. Uma grande multidão o seguia e o comprimia. […] 35 Enquanto Jesus ainda estava falando, chegaram algumas pessoas da casa de Jairo, o líder da sinagoga. “Sua filha morreu”, disseram eles. “Não há mais necessidade de incomodar o mestre”. 36 Ouvindo isso, Jesus disse a Jairo: “Não tenha medo; tão somente creia”. 37 Ele não permitiu que ninguém o acompanhasse, exceto Pedro, Tiago e João, irmão de Tiago. 38 Quando chegaram à casa do líder da sinagoga, Jesus viu um alvoroço, com gente chorando e gritando. 39 Entrou e lhes disse: “Por que todo esse alvoroço e choro? A criança não está morta, mas dorme”. 40 Mas eles zombavam dele. Ele, porém, mandou que todos saíssem, menos o pai e a mãe da criança, e os três discípulos que o acompanhavam, e entrou onde estava a criança. 41 Ele a tomou pela mão e lhe disse: “Talitá cumi!”, que significa: “Menina, eu digo a você, levante-se!” 42 Imediatamente a menina, que tinha doze anos de idade, levantou-se e começou a andar. E ficaram atônitos com isso. 43 Jesus lhes deu estritas ordens para que ninguém ficasse sabendo disso e mandou que lhe dessem algo para comer.”
Introdução:
- Contextualizar a passagem e a importância do milagre da ressurreição da filha de Jairo.
- Falar sobre a fé e a confiança que Jairo depositou em Jesus ao pedir para que Ele curasse sua filha à beira da morte.
Desenvolvimento:
- Mostrar que a fé é um elemento importante em nossa relação com Deus e que sem ela é impossível agradá-lo (Hebreus 11:6).
- Destacar que, apesar da notícia da morte da menina, Jesus encorajou Jairo a manter sua fé e confiança nele.
- Apresentar as lições que podemos extrair da passagem, como a importância da fé, a capacidade de Jesus de realizar milagres e a Sua compaixão pelos que sofrem.
- Falar sobre a importância de termos um relacionamento íntimo com Jesus e confiarmos plenamente em Sua vontade, mesmo em momentos difíceis.
Conclusão:
- Encorajar a congregação a depositar sua fé e confiança em Jesus, assim como Jairo fez, e acreditar que Ele tem o poder de transformar situações impossíveis em milagres.
- Finalizar com uma oração de agradecimento pela compaixão e poder de Jesus e um convite para que aqueles que ainda não confiaram nEle entreguem suas vidas ao Senhor.
Bibliografia:
- Spurgeon, Charles H. Milagres e Parábolas do Nosso Senhor: a obra e o ensino de Jesus em 173 sermões selecionados.
- Bíblia Sagrada. Almeida Corrigida e Revisada. Tradução de João Ferreira de Almeida. Sociedade Bíblica do Brasil, 1995.