Pular para o conteúdo

O mordomo astuto

O mordomo astuto: Aprendendo a usar nossos recursos com sabedoria

Texto base: Lucas 16:1-13

Introdução: Amados irmãos, hoje vamos falar sobre uma das parábolas mais interessantes contadas por Jesus, a parábola do mordomo astuto. Nessa história, Jesus nos ensina sobre a importância de sermos bons administradores dos recursos que Deus nos confia e como podemos usar esses recursos para ajudar os necessitados e para a glória de Deus.

Desenvolvimento: I. A história do mordomo astuto (Lucas 16:1-8) Nessa primeira parte, vamos analisar a história contada por Jesus sobre o mordomo astuto. Ele foi demitido por desperdiçar os bens de seu senhor e, ao saber que seria demitido, começou a usar sua inteligência e astúcia para garantir o seu futuro. Ele diminuiu as dívidas dos devedores de seu senhor para que, quando fosse demitido, eles o recebessem em suas casas. Jesus elogiou a astúcia do mordomo, embora ele não tenha aprovado sua desonestidade.

II. A lição da parábola (Lucas 16:9-13) Nessa segunda parte, vamos ver a lição que Jesus queria nos ensinar com essa parábola. Ele nos diz que devemos usar nossos recursos para ajudar os necessitados e para a glória de Deus. Ele também nos diz que o dinheiro é um recurso passageiro e que devemos usá-lo de forma sábia para obter amigos eternos no céu.

III. Aplicação prática (Lucas 16:10-13) Na última parte do sermão, vamos aplicar as lições aprendidas nessa parábola às nossas vidas. Devemos ser bons administradores dos recursos que Deus nos confia e usá-los de forma sábia para ajudar os necessitados e para a glória de Deus. Também devemos lembrar que o dinheiro é um recurso passageiro e que devemos investi-lo em coisas eternas. Se formos fiéis no pouco, Deus nos confiará muito mais.

Conclusão: Amados irmãos, que possamos aprender com a parábola do mordomo astuto a usar nossos recursos com sabedoria e para a glória de Deus. Que possamos ser bons administradores dos recursos que Deus nos confia e que, através de nossa fidelidade, possamos receber a recompensa eterna no céu.

Bibliografia:

  • Spurgeon, Charles H. Milagres e Parábolas do Nosso Senhor: a obra e o ensino de Jesus em 173 sermões selecionados / C.H. Spurgeon; tradução de Jurandyr Bravo, Lilian Jenkino, Emirson Justino. — São Paulo: Hagnos, 2016.
  • Bíblia Sagrada. Almeida Corrigida e Revisada. Tradução de João Ferreira de Almeida. Sociedade Bíblica do Brasil, 1995.