Texto base: Mateus 13:33 – “Outra parábola disse-lhes: O reino dos céus é semelhante ao fermento, que uma mulher tomou e misturou com três medidas de farinha, até ficar tudo levedado”.
Introdução: O fermento é uma substância que tem o poder de fazer crescer a massa do pão, mas se usado em excesso, pode estragar a receita. Da mesma forma, Jesus nos alerta sobre o perigo do fermento em nossa vida espiritual. Neste capítulo, Ele nos ensina que precisamos estar atentos ao que estamos permitindo crescer em nosso coração.
Desenvolvimento:
- O fermento da hipocrisia (Mt 23:1-3): Jesus adverte os seus discípulos a respeito dos fariseus, que ensinavam uma coisa e faziam outra. Eles eram hipócritas, e o fermento da hipocrisia pode se espalhar rapidamente, contaminando toda a massa.
- O fermento da falsa doutrina (Mt 16:6-12): Jesus adverte seus discípulos a respeito do fermento dos fariseus e dos saduceus, que representam as falsas doutrinas e ensinamentos. Estes ensinamentos distorcem a verdadeira mensagem do evangelho, e se permitirmos que cresçam em nossos corações, podemos nos afastar da verdadeira fé.
- O fermento da imoralidade (1 Coríntios 5:6-8): Paulo usa a metáfora do fermento para alertar os cristãos a respeito da imoralidade sexual que estava ocorrendo na igreja de Corinto. Assim como um pouco de fermento pode contaminar toda a massa, um membro imoral pode contaminar toda a igreja.
- O fermento do legalismo (Gálatas 5:1-9): Paulo alerta os cristãos da Galácia a respeito do fermento do legalismo, que representa a crença de que precisamos seguir leis e regulamentos para sermos salvos. Esse tipo de fermento pode sufocar a verdadeira liberdade que temos em Cristo.
Conclusão: Assim como a mulher na parábola misturou o fermento com três medidas de farinha, o fermento do pecado pode se espalhar rapidamente em nossas vidas, contaminando toda a massa. Precisamos estar atentos ao que estamos permitindo crescer em nosso coração e nos esforçar para remover todo o fermento do pecado. Somente assim poderemos crescer em nossa fé e seguir firmes na jornada cristã.
Referências bíblicas:
- Mateus 13:33
- Mateus 23:1-3
- Mateus 16:6-12
- 1 Coríntios 5:6-8
- Gálatas 5:1-9
Bibliografia:
- Spurgeon, Charles H. Milagres e Parábolas do Nosso Senhor: a obra e o ensino de Jesus em 173 sermões selecionados / C.H. Spurgeon; tradução de Jurandyr Bravo, Lilian Jenkino, Emirson Justino. — São Paulo: Hagnos,2016.
- Bíblia