S.T.B. Seminário Teológico do Brasil

   Certificados

Conheça a nossa política de certificação

Certificação é a declaração formal de comprovação, emitida por quem tenha credibilidade ou autoridade legal/moral.

Ela deve ser formal, isto é, deve ser feita seguindo um ritual e ser corporificada em um documento. A certificação deve declarar ou dar a entender, explicitamente, que determinada coisa, status ou evento é verdadeiro. Deve também ser emitida por alguém, ou alguma instituição, que tenha fé pública, isto é, que tenha credibilidade perante a sociedade. Essa credibilidade pode ser instituída por lei ou decorrente de aceitação social.

Ao emitir um certificado o S.T.B. atesta a qualificação profissional do aluno como teólogo e, para isso, utiliza a metodologia CCEM - Certificado de Conclusão de Estudos Modulares.

Uma universidade, faculdade, seminário ou escola de qualquer natureza jamais poderá emitir um Diploma ou Certificado de Pastor, pois esse é um ministério desvinculado da instrução acadêmica e escolar.
Os cursos de teologia tem suma importância nos ministérios do pastorado, pastoral e liderança; todavia o reconhecimento destes provém do discernimento espiritual concedido por Deus à igreja.
Uma pessoa que percebe a sua vocação ministerial deve orar, aconselhar-se com outros pastores e, somente depois, se lançar ao ministério.

Os cursos de teologia também podem ser frequentados por pessoas sem pretensões ministeriais, ou seja, que procuram somente por um conhecimento mais aprofundado da bíblia através da teologia.

Modelo do Certificado